Dia 24/04/2012
Hoje a professora passou um filme muito interessante, onde fala sobre como surgiu os primeiros computadores e seus programas. Muito bom o filme.
Filme: "Piratas do vale do Silício ou Piratas da Informática"
Hoje a professora passou um filme muito interessante, onde fala sobre como surgiu os primeiros computadores e seus programas. Muito bom o filme.
Filme: "Piratas do vale do Silício ou Piratas da Informática"
INFORMÁTICA NA EDUCAÇÃO
Como se dá a representação da informática no cotidiano e na educação do indivíduo, ou seja, como se cria o conhecimento no cotidiano da vida, são questionamentos que a autora aborda neste livro muito interessante. Cita também os jovens fundadores da Apple que criaram programas de computadores, que revolucionaram o mundo da informática. O livro fala da trajetória desses jovens acadêmicos, quando buscaram tornar a tecnologia acessível a outros públicos que não somente o governo. O filme “Piratas da Informática” retrata bem a trajetória dos rapazes na sua busca por reconhecimento. Por outro lado, também mostra que na verdade, eles não criaram exatamente novos programas, pelo menos não no início, e sim, melhoraram programas já existentes. A autora relata que no inicio, somente a área militar é que tinha acesso aos computadores no Brasil, e esses de grande porte. Por volta de 1972 á 1975, é que começou o processo de informatização no país. As opiniões eram contraditórias quanto ao uso do computador.
No entanto, hoje em dia, os computadores em suas mais diversas formas e tamanhos, invadiram o mercado de tal forma, que é impossível viver sem ele. Porém, a pergunta é: Isso é bom ou ruim?O computador veio com certeza trazer comodidade, facilitando trabalhos de pesquisas, ajudando na socialização, porém, como a TV, vem tirando muito do tempo da família, pois muitas vezes as crianças e até mesmo os adultos, preferem estar em frente à telinha do computador, brincando com seus jogos ou tendo suas conversas virtuais, deixando de lado a questão do contato pessoal.Para o trabalho em si, o computador se tornou imprescindível. O uso do computador em suas mais variadas formas traz de certo modo um comodismo, com já havia dito, e uma busca pelo perfeccionismo. Por outro lado, faz com que nos defrontemos com as diferentes características culturais, econômicas e políticas existentes no mundo.A tecnologia da informática está alterando os aspectos mais profundos de nossa vida e condição humana [...], segundo Dertouzos(1997:26), e eu concordo com ele, pois em quase todas as nossas questões humanas somos monitorados e controlados. É claro, quem tem o seu lado positivo, mas não temos mais privacidade nem mesmo dentro de nossas casas. Vemos essa necessidade de tecnologia em tudo que nos cerca. No âmbito global, por exemplo, é possível saber exatamente o que se passa em outro País, no momento exato em que a situação ocorre.
No livro, a autora também fala sobre a interferência da tecnologia na educação. Para ela, associar educação à informática e muito mais do que simplesmente, discutir se devemos ou não utilizá-la como ferramenta auxiliar no processo ensino-aprendizagem. Para alguns teóricos educar significa “assumirmos a responsabilidade da nossa ação e participação no mundo em que vivemos”, e ao assumirmos essa responsabilidade, nos colocamos a disposição para vivermos e convivermos com as mais diferentes formas de se educar. A tecnologia da informação é uma dessas formas de educação.Atualmente, pesquisadores e educadores estudam diferentes formas de utilização da tecnologia dentro do ambiente de aprendizagem, dando ênfase, ao uso do computador e suas possibilidades de utilização como ferramenta pedagógica. Essa é uma boa mudança em relação à tecnologia na educação, já que antes se pensava em tecnologia da educação somente como espaço de formação de mão-de-obra qualificada.De acordo com Moraes (1996:47), a tecnologia na educação é como um “elemento a mais a contribuir para a escola [...] na superação de seus limites.
É necessário usar a tecnologia como recurso para favorecer e estimular a aprendizagem. Acredito ser possível aproximar a cultura escolar dos avanços que a sociedade vem desfrutando com a utilização das redes técnicas e assim, diminuir as diferenças de oportunidades existentes principalmente, nas escolas públicas.
No entanto, hoje em dia, os computadores em suas mais diversas formas e tamanhos, invadiram o mercado de tal forma, que é impossível viver sem ele. Porém, a pergunta é: Isso é bom ou ruim?O computador veio com certeza trazer comodidade, facilitando trabalhos de pesquisas, ajudando na socialização, porém, como a TV, vem tirando muito do tempo da família, pois muitas vezes as crianças e até mesmo os adultos, preferem estar em frente à telinha do computador, brincando com seus jogos ou tendo suas conversas virtuais, deixando de lado a questão do contato pessoal.Para o trabalho em si, o computador se tornou imprescindível. O uso do computador em suas mais variadas formas traz de certo modo um comodismo, com já havia dito, e uma busca pelo perfeccionismo. Por outro lado, faz com que nos defrontemos com as diferentes características culturais, econômicas e políticas existentes no mundo.A tecnologia da informática está alterando os aspectos mais profundos de nossa vida e condição humana [...], segundo Dertouzos(1997:26), e eu concordo com ele, pois em quase todas as nossas questões humanas somos monitorados e controlados. É claro, quem tem o seu lado positivo, mas não temos mais privacidade nem mesmo dentro de nossas casas. Vemos essa necessidade de tecnologia em tudo que nos cerca. No âmbito global, por exemplo, é possível saber exatamente o que se passa em outro País, no momento exato em que a situação ocorre.
No livro, a autora também fala sobre a interferência da tecnologia na educação. Para ela, associar educação à informática e muito mais do que simplesmente, discutir se devemos ou não utilizá-la como ferramenta auxiliar no processo ensino-aprendizagem. Para alguns teóricos educar significa “assumirmos a responsabilidade da nossa ação e participação no mundo em que vivemos”, e ao assumirmos essa responsabilidade, nos colocamos a disposição para vivermos e convivermos com as mais diferentes formas de se educar. A tecnologia da informação é uma dessas formas de educação.Atualmente, pesquisadores e educadores estudam diferentes formas de utilização da tecnologia dentro do ambiente de aprendizagem, dando ênfase, ao uso do computador e suas possibilidades de utilização como ferramenta pedagógica. Essa é uma boa mudança em relação à tecnologia na educação, já que antes se pensava em tecnologia da educação somente como espaço de formação de mão-de-obra qualificada.De acordo com Moraes (1996:47), a tecnologia na educação é como um “elemento a mais a contribuir para a escola [...] na superação de seus limites.
É necessário usar a tecnologia como recurso para favorecer e estimular a aprendizagem. Acredito ser possível aproximar a cultura escolar dos avanços que a sociedade vem desfrutando com a utilização das redes técnicas e assim, diminuir as diferenças de oportunidades existentes principalmente, nas escolas públicas.
Nenhum comentário:
Postar um comentário