A professora passou um breve resumo sobre o texto:
Leitura crítica dos Meios de Comunicação em Massa( LEITE,L.S(Coord). TECNOLOGIA EDUCACIONAL): descubra suas possibilidades na sala de aula .
Petrópolis/RJ: Vozes,2003.
Alguns temas abordados segue abaixo:
- Mudanças em nossa sociedade;
- Veículos de comunicação de Massa - Refletem, recriam e difundem o que se torna importante socialmente;
- Imaginação caótica, não há tempo para refletir - velocidade e quantidade de informações;
- Papel do educador coletivo?Qual é o nosso papel diante desses veículos?
- MCM - 1- Difundir uma ideologia dominante, 2- Processos de Educação Infantil .
- Na escola : ótima alternativaxdominadores;
- E´preciso destimifica-los, por meio de uma leitura crítica;
- Desvelar a trama nos MCM;
- Discutir os valores éticos, estéticos e ideológicos contruídos socialmente;
- Analisar os produtos culturais com a criação - manuseio desses meios;
- Desvendar a realidade e ajudar a construí-la mais democraticamente.
A professora pediu que fizessemos uma análise de tudo que foi estudado em relação a esse tema:
O texto nos revela a importância dos meios de comunicação em massa , que também pode ser usado de forma pedagógica, ou seja, são vistos como ótima altenativa educacional , mas segundo Moran (1991) também " [....]podem ser fascinante e preocupantes , ao mesmo tempo."
Nosso grupo aprensentou sobre Sobre mapa e globo, um tema bem interessante que na qual podemos trazer formas diferentes de trabalho dentro da sala de aula, bem como montar globo e mapas, Livro Infanto-Juvenil, montar livros com história que os alunos possam criar, etc...
Nenhum comentário:
Postar um comentário